Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Introdução
Teoria Musical
Modelos
Positionning
Discontinuous selection
Targets
Tie, slur and beam
Tablaturas
Introdução
Cordas com trastes
Harmônicas
Pautas Multi-vozes
Color notation
Notação Gregoriana
Símbolos de Interrupção
Clave
Armadura
Formúla de compasso
Dinâmica
Andamento
Letras/Karaoke
Objectos livres
Textos especiais
Tipos de letra
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Tablaturas


Este capítulo explica-lhe como escrever música numa tablatura, e diz-lhe tudo o que necessita saber para usar tablaturas no Harmony-Melody

Introdução

A notação musical clássica das notas numa pauta requer que o executante relacione a nota escrita com a forma de a tocar no seu instrumento.

Na tablatura, as notas são escritas de um modo simples e que mostra directamente como as tocar no instrumento. Ela facilita o trabalho do executante.

Dois tipos de tablatura podem ser usados no Harmony-Melody : tablaturas para instrumentos de cordas trasteados (Guitarra, Baixo, Banjo...), tablaturas para Harmónica (diatónica e cromática) e para acordeão diatónico (só no Harmony Assistant)

Nota : O Harmony-Melody pode calcular automaticamente as tablaturas para vários instrumentos : Guitarra, Baixo, Alaúde, Harmónica, Acordeão... Você pode aínda definir os seus próprios instrumentos, guardá-los em ficheiros independentes, e partilhá-los com outros utilizadores.

Para que o Harmony-Melody calcule e mostre uma tablatura, seleccione o menu "Pauta>Tablatura", de seguida a pauta e o instrumento. A tablatura é calculada e mostrada de acordo com a pauta padrão existente. Qualquer alteração à pauta padrão resultará numa alteração à tablatura associada.
Você também pode criar uma nova pauta e defini-la como sendo uma pauta de tablatura.
Alguns modelos padrão também incluem pautas de tablatura pré-definidas.

Criar uma tablatura

No Harmony-Melody existem várias maneiras de mostrar uma pauta com uma tablatura :

  • Pautas padrão não têm nenhuma tablatura associada. Para adicionar uma tablatura a uma pauta padrão, seleccione Editar Tablatura no menu de contexto da pauta ou clique no pequeno ícone "Tab" na margem da pauta, e seleccione o tipo de tablatura que pretende usar.
  • Pautas padrão com tablatura associada mostram as notas no modo clássico, mas também mostram a tablatura associada. Quando você insere uma nota, a tablatura é recalculada. Para evitar isto, seleccione "Prioridade para a tablatura" no menu contextual da pauta. A pauta converte-se então numa "Tablature" com uma pauta clássica visível.

    It is however possible to "freeze" the fingering calculation, in a note basis, in non-priority tablatures. The note contextual menu (right click or Shift click) enables to do this. A "frozen" note won't be computed and will always keep the fingering that the user set.

    When a note is moved or inserted on the standard staff, its fingering is automatically computed. It's the same for transposition of pitch shifting.
    When a note is moved or inserted on the tablature part, it is automatically "frozen".

    A "frozen" note is displayed in a specific color (in scroll mode or in page mode when control handle are displayed). This color can be changed in the global setup, "Appearance" topic.

  • As aparência das Pautas de tablatura com pauta padrão associada é a mesma do parágrafo anterior. No entanto, você não pode inserir notas na pauta clássica, mas somente na tablatura. Você pode retornar a uma pauta padrão com tablatura associada deseleccionando "Prioridade para a tablatura" no menu contextual da pauta. A tablatura será então recalculada.
  • Pautas de tablatura só mostram a tablatura. Você pode então activar a apresentação da pauta clássica modifcando o modo de apresentação da pauta (menu contextual da pauta); você fica então com uma pauta de tablatura com uma pauta padrão associada. Você pode também alterar o tipo de pauta, para obter uma pauta padrão com uma tablatura associada.
  • Sumário :
  • A tablatura pode ser associada com uma pauta padrão (clássica), assim ser-lhe-ão apresentadas as notas na tablatura de acordo com as notas existentes na pauta padrão.

  • Para associar uma tablatura com uma pauta existente, seleccione "Pauta>Tablatura" e depois a pauta de destino
    Você pode inserir notas tanto na pauta padrão como na tablatura, mas a colocação dos dedos é autmáticamente recalculada.
    Se necessitar de uma colocação de dedos específica na tablatura, você deve usar uma Pauta de tablatura ou comutar a pauta para o modo "Prioridade para a tablatura" (menu contextual da pauta)

    Na pauta de tablatura, ou numa pauta no modo "Prioridade para a tablatura", as notas só podem ser inseridass na tablatura. A colocação dos dedos não é recalculada e permanece exactamente como a inseriu. Para criar uma pauta de tablatura seleccione "Pauta>Adicionar Pauta" e altere o seu tipo para "Tablatura" usando o menu "Pauta>Alterar tipo da pauta".

    Nota : A notação tradicional pode continuar a ser mostrada. Isto pode ser feito através da janela de opções de apresentação da tablatura.
    Os próximos capítulos contém uma descrição detalhada de todos os tipos de tablaturas que podem ser manipulados pelo Harmony/Melody.


    (c) Myriad