Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Introdução
Regras
Pautas com Regras
Percussão
Características avançadas
Efeitos/Expressão
Ajustamento Microtonal
Afinação alternada
Processadores de efeitos
Curvas de parâmetros
Instrumentos Personalizados
Pistas de Audio Digital
Jukebox
Karaoke
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Pautas com Regras

Pautas com vários instrumentos

Princípios

As pautas padrão usam somente um instrumento cada. Portanto, todas as notas de uma determinada pauta são tocadas com o mesmo instrumento.

E agora possível associar vários instrumentos numa única pauta.

Você pode decidir, por exemplo, que na pauta do violino, algumas notas serão tocadas pelo violoncelo.

Qualquer pauta normal (Clave de Sol, Fá, ou Dó) pode ser associada a vários instrumentos, mas o maior beneficio é que torna possível criar pautas de percussão padrão.

Para diferenciar notas tocadas em diferentes instrumentos, é estabelecida uma ligação entre a apresentação gráfica da nota e o instrumento. Esta ligação, completamente definida pelo utilizador, é chamada de regra.

Nota : Se já usou uma versão anterior do Melody ou Harmony, esta nova característica não o preocupará. Tudo o que possa já ter apreendido acerca da função normal das pautas e instrumentos permanece válido. A antiga "pauta de percussão" chamam-se a partir de agora de "pauta de percussão-grelha" para evitar confusões.

O que é uma regra ?

Um número ilimitado de regras pode ser associado a cada pauta. As regras irão definir as notas que serão tocadas por cada instrumento.

Uma regra é definida por :

  • O seu nome : é recomendado que escolha um nome explícito para cada regra, por exemplo pode usar o nome do instrumento associado.
  • O critério de associação a esta regra
  • O instrumento usado para tocar as notas
  • Opções especiais
O critério de associação a esta regra pode ser :
  • A forma da cabeça da nota
  • A altura da nota
  • A côr da nota
  • A velocidade da nota

Nota : Se vários critérios forem definidos para uma regra, uma nota seguirá esta regras somente se todos os critérios são válidos.
Se uma nota está sujeita a várias regras, a primeira regra da lista é aplicada.
É melhor no entanto não definir regras ambíguas (neste caso, adicione outro critério).

No exemplo acima, definimos que as notas com forma de diamante serão tocadas no Piano, as de forma quadrada serão tocadas num clavicórdio (cravo).
O título é automaticamente escrito abaixo da nota que segue esta regra.

O conjunto de regras pode ser guardado em ficheiros independentes, e reabertos. A extensão para estes ficheiros é .Lex. Assim, você pode definir o conjunto de regras mais usadas e aplicá-las sempre que quiser às suas pautas.

Como editar as regras associadas a uma pauta ?

No menu Pauta, seleccione Editar regras, ou no menu pop-up da pauta, seleccione "Editar regras". A janela de definição de regras abre-se. (Tenha presente de que está a editar as regras só para uma pauta. Você pode ter as pautas com regras que quiser no mesmo documento.)

No topo da janela, você pode ver a regra para esta pauta. Clique num item da lista para editar a regra.

Sugestão: Você pode mover um item da lista para cima ou para baixo (e assim alterar a prioridade) usando Command-clique (Macintosh) ou right-click (PC).

O ponto à esquerda do nome da regra indica se esta está a ser usada por algumas notas da pauta. Se você alterar o critérios da regra, quaisquer notas que estejam sujeitas a esta, serão automaticamente adaptadas ao novo critério quando a janela de edição de regras for fechada.

À parte disto os botões Eliminar e Adicionar eliminam ou adicionam uma regra ao conjunto de regras.
O botão Remover elimina regras não usadas do conjunto de regras.

No fundo encontra a definição da regra: o nome, critério, instrumento associado e parâmetros opcionais.

  • O nome da regra diferencia uma regra de outra, é o nome que será mostrado como título na pauta. O título pode ser mostrado uma vez por partitura, em cada quebra de linha ou para todas as notas. Também o poderá desactivar. se possível, o título é mostrado acima da pauta, Senão é mostrado por baixo.
  • O critério pode ser forma da cabeça, altura, côr ou velocidade.
  • A forma da cabeça é o critério mais simples que pode usar, qualquer que seja o instrumento associado com a sua regra (intrumento de percussão ou não). Se pretender que a sua regra não esteja condicionada à forma da cabeça, marque a caixa "qualquer forma".

    Altura : Se pretender que a sua regra não esteja condicionada pela altura da nota, seleccione "Qualquer altura".
    Este critério pode ser usado para construir pautas de percussão padrão ou ajuste alternado. Outros exemplos são disponibilizados no capítulo Regras : características avançadas

    Côr pode ser usada qualquer que seja o instrumento.  Se pretender que a sua regra não esteja condicionada pela côr da nota, seleccione "qualquer côr".  Somente algumas côres estão disponíveis para a definição de uma regras, para evitar confusões na pauta.

    Velocidade : se pretender que a sua regra não esteja condicionada pela velocidade da nota, seleccione "qualquer velocidade"
    Exemplos deste critério estão disponíveis no capítulo Regras : características avançadas

  • O instrumento pode qualquer um da sua partitura.
  • Parâmetros opcionais permitem-lhe alterar o modo como as notas são tocadas. Você pode por exemplo configurar um atraso, um efeito ou uma nota de ornamento a todas as notas sujeitas a esta regra. Você também pode seleccionar o aspecto das notas geradas quando usa a opção "Partir a pauta de acordo com as regras" do menu contextual da pauta.


Nota : Se você definir duas regras com critérios idênticos, elas serão mostradas a vermelho no conjunto das regras para o ajudar a encontrá-las.
 

Conselho : Se você definir regras associadas com a côr da nota, lembre-se que a ferramenta colorir permite-lhe colorir notas de acordo com a sua altura.
Da mesma maneira, o modo FaSoLa (forma da nota) altera a forma da cabeça da nota tendo em atenção a sua altura.
 

Importante : Se você alterar o critério de uma regra quando uma ou várias notas já estão a ele sujeitas, estas notas adaptar-se-ão de modo a seguir a nova regra.

Exemplo de uso

Numa pauta normal onde o instrumento associado é o "Piano", vamos adicionar uma regra para que as notas de côr vermelha sejam tocadas com o som de um "Orgão".

  • Abre o menu de contexto para esta pauta 
  • Seleccione "Editar regras"
  • Escreva um nome para esta regra (por exemplo 'Notas de orgão')
  • Seleccione vermelho vivo no menu pop-up côr (por baixo do botão "todas as côres"). "Todas as côres" não deve estar marcado.
  • Seleccione um instrumento (canto inferior direito) para estas notas. Se o instrumento Orgão ainda não existir na sua lista de instrumentos, crie-o com "Novo intrumento".

  • Não se esqueça de lhe chamar "Orgão" e de seleccionar o som correcto (por exemplo Orgão - Orgão de Igreja 1").
  • Clique OK. É tudo.
Uma regra aplicada às notas de côr vermelha foi definida, para repproduzirem um som de orgão. Todas as outras côres não têm regra definida, portanto a sua reprodução será com o som do instrumento associado inicialmente à pauta, ou seja, piano.
Quando pretender inserir uma nota para ser tocada com o som de orgão em vez de piano, seleccione a côr vermelha na paleta Mostrar nota (último ícone).
Altere a côr novamente para preto para inserir as notas para piano.
 

Importante : Pode associar com cada instrumento um processador de efeitos padrão. No caso de pautas com regras, toda a pauta usa o processador de efeitos definido para o instrumento de defeito (pode ser editado clicando o ícone na margem da pauta).



(c) Myriad