Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
Introdução
Criação rápida
Cantar o FaSoLa
Gregoriano
Jazz Scat
Midi & ABC
Regras de escrita
Aspectos técnicos
Configuração
SAMPA
Perguntas Mais Frequentes
Comandos
Real Singer
Introdução
Gravando a voz
Ajustando fonemas
Factores a considerar
Ajustes fonéticos
Aspectos técnicos
Bibliografia e agradecimentos
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

RealSinger

Grave a sua própria voz


Para aprender como o Real Singer funciona, vamos criar rápidamente uma nova voz Real Singer, para canções Latinas. Porquê Latim? Esta linguagem tem poucos sons distintos, portanto poderá gravá-la rápidamente. Mas, também porque existe um grande número de hinos Latinos do domínio-público que poderão ser usados no teste da voz.

O que é necessário


Deverá ser possível gravar a sua voz no disco do seu computador. O método mais simples (não necessáriamente o melhor) é usar um tipo de microfone construído para ser conectado directamente à placa de som do seu computador. No entanto, os microfones profissionais, normalmente devem ser pré-amplificados antes da gravação através da sua placa de som. Ou, poderá usar um dispositivo de gravação externo, e enviar a gravação para o seu computador usando a saída-de-linha ou sinal dos auscultadores (nunca dos alto-falantes!) para a entrada-de-linha da sua placa de som. Poderá mesmo efectuar a gravação em outro computador, e depois transferir os ficheiros de audio digitais. Mas por agora, assumiremos que irá gravar a sua voz directamente no seu computador.

Vamos gravar!

Quando estiver pronto a gravar, procure um lugar sossegado. Abra o Melody/Harmony. Crie um novo documento, muito simples, só com uma pauta. À esquerda da pauta encontra um conjunto de ícones, apresentados aqui. Clique no triangulo preto para abrir o menu-especifíco da pauta, e escolha "Pauta com letras". Se o palco do Virtual Singer não se abrir automáticamente, vá ao menu Janelas do Melody/Harmony e escolha a paleta Virtual Singer.

A paleta Virtual Singer é um palco, mostrada aqui em tamanho reduzido. Pro cima do palco, encontra a figura do seu cantor, e por baixo da figura está um ponto de interrogação. Prima o ponto de interrogação, e escolha "Latin" da lista de linguagens disponíveis. O ponto de interrogação é substituído por um ícone. Depois faça duplo-clique no cantor. Quase de imediato, aparecerá uma caixa de diálogo. Clique em "Real Singer".

Uma nova caixa de diálogo aparece. Visto que vai gravar ao vivo, clique "record." Fique em silêncio enquanto o Real Singer mede o ruído. Se for demasiado, tente novamente. Após a medição do ruído efectuada pelo Real Singer, é-lhe pedido que diga "aah" durante alguns segundos. Este processo é para medir o tom da sua voz natural, de modo a que possa ouvir as palavras de amostra com o mesmo tom.

Se o Real Singer insistir que o ruído é demasiado, e não perceber porquê, algumas soluções são discutidas em técnicas avançadas de gravação. Por agora, pode dispensar a medição do ruído, escolhendo "ajustar" em vez de "gravar." Se fizer isso, então a próxima caixa de diálogo permite-lhe escolher manualmente a frequência com a qual as palavras serão apresentadas. O intervalo de 90-130Hz é o mais comum para a maíoria dos homens, o dobro para a maíoria das mulheres.

A paleta de gravação do Real Singer aparecerá. À sua esquerda encontra uma lista de palavras que deverá gravar. O Real Singer apresentará as palavras ordenadas, a não ser que desmarque a caixa "automático". Pode guardar um ficheiro de audio de cada palavra gravada marcando esta opção. No topo está a palavra actual. Se a quiser ouvir sem gravar, clique "ouvir a palavra." Quando desejar gravar a palavra, clique "obter." O Real Singer reproduzirá a palavra, que será de seguida repetida por si. Tente emitar o que ouvir. Se a sua voz for demasiado forte ou demasiado suave, obtenha a palavra novamente.

Se a sua voz estiver boa, o Real Singer processará o som e identificará o fonema. A primeira palavra Latina é "quid," e o Real Singer estará à procura de um som "u" prolongado. À direita pode ver uma imagem a uma escala reduzida mostrando o que o Real Singer encontrou numa amostra gravada. A área central mais brilhante identifica o som encontrado. A cortina escura à esquerda e à direita são as partes "q-" e "-id" descartadas.

A vogal correspondente ao som "ee" do Inglês não é muito usual. No Latino (e em algumas outras linguagens), o Real Singer usa a palavra "si" para este fonema. Em Inglês, ele aparece na palavra "ease." Muitos oradores pronúnciam esta vogal com os lábios na horizontal, como se estivessem a sorrir. Mas os bons cantores produzem a vogal com os lábios arredondados, como o fazem para outras vogais. Se puder, grave o som "ee" com os lábios arredondados e enrrugados, semelhante ao u-umlaut do Alemão. Se gravar o som "ee" com uma face sorridente, ele soará estridente quando cantar frequências altas.

Por vezes, o Real Singer na consegue encontrar o fonema, ou localiza-o incorretamente. Pode mover a cortina arrastando-a com o cursor do rato. Poderá reproduzir a totalidade da palavra gravada, ou somente a parte selecionada. É importante escolher os fonemas cuidadosamente - estes são os blocos usados para construir todas as outras palavras!
Mais informações acerca de como ajustar o intervalo selecionado poderão ser encontradas no capítulo "Ajustando o intervalo de selecção dos fonemas".
Quando estiver satisfeito, clique "validar" para adicionar o fonema processado à voz do Real Singer.

Após validar uma palavra, o seu aspecto na lista de palavras mudará, Assim saberá quais as palavras que foram validadas, e quais as que faltam. Se não estiver a usar a gravação automática, poderá escolher as palavras aleatoriamente, ou re-gravar aquelas que já foram validadas. Se necessário, pode gravar resultados incompletos, e terminar a lista noutra altura. Também pode deixar algua palavras por gravar, e o Real Singer usará o som da base de dados do Virtual Singer como substitutas (não recomendado). Para obter uma melhore qualidade de som, deverá gravar todas as palavras, numa única sessão, quando a sua voz está consistente entre palavras. Após ter terminado de gravar a sua voz, feche o Real Singer e regresse a caixa de diálogo do Virtual Singer.

Por defeito, o Virtual Singer supões que a sua voz é masculina, e que será usada para notas na clave de Sol. Portanto o som soará uma oitava abaixo das notas escritas. Se a sua voz for feminina, ou se for usar esta voz na clave de Fá ou com o Treble-8vb, então ajuste o deslocamento em oitava para zero. Também pode alterar o aspecto do cantor em palco, se o desejar.

Enquanto a caixa de diálogo do Virtual Singer está aberta, clique "Add To List." Dê um nome à sua voz, e guarde-a na pasta Latin do Real Singer (criar estas pastas com cliques no botão direito). Este nome identifica o ficheiro de voz, não o personagem em palco. O ficheiro de voz guardada pode ser usado por qualquer cantor com a mesma lingua, em qualquer outro documento. O personagem em palco tem sempre o nome da pauta por ele cantada, em vez do nome do ficheiro de voz por ele usado.

Clique OK para fechar a caixa de diálogo do Virtual Singer. Está agora de volta ao seu documento musical, continuando o palco a ser mostrado. Guarde o seu documento, mesmo que ele não tenha qualquer música.

Usando a sua nova voz Real Singer

Abra a canção Latina de demonstração "Exsultate" que encontrará na pasta "VirtualSinger/Demos/Latin". Existem dois cantores, "Ron Real" e "Vic Virtual." Faça duplo-clique na imagem do "Ron" para abrir o Virtual Singer. Ron é por defeito a voz masculina do Virtual Singer, mas a sua voz irá ser alterada. No menu das vozes, procure o ficheiro de vozes do Real Singer que acabou de criar (lembre-se, gravou-o na pasta Latin). O Virtual Singer poderá informá-lo que esta alteração  provocará uma perda da configuração anterior. Confirme, e clique em OK para regressar ao palco.

O "Vic" canta por defeito com a voz masculina do Virtual Singer. Não altere o "Vic", a não ser que a sua voz seja feminina e queira que o "Vic" cante com voz feminina. Se assim o desejar, faça duplo-clique no "Vic," e selecione "Soprano." Esta voz não está na pasta Latin mas o Virtual Singer é multi-lingual. Confirme a alteração da configuração, e clique OK para regressar ao palco e à música do Virtual Singer.

Guarde o ficheiro (guardar como) como um nome diferente. Agora, toque a música. O Real Singer irá pré-calcular as vozes, portanto existirá um atraso. O "Ron" e o "Vic" cantarão juntos em harmonia, tendo o "Ron" a voz mais alta. Pode silenciar qualquer das vozes, se assim o desejar.

Quase de certeza, a voz do "Ron" será áspera. Faça duplo-clique no "Ron" para abrir o Virtual Singer, e depois clique "Editar voz." Aparece uma nova caixa de diálogo. Sob o "timbre," escolha um valor próximo de 30 para cada glótico e abertura.
Repita a música, e ouça as diferenças na voz do "Ron's".

Se guardar a música, as alterações feitas à voz do "Ron" só serão válidas para essa música, sem que qualquer alteração seja feita ao ficheiro de voz que foi gravado. Se desejar que as alterações feitas à voz fiquem disponíveis para outras músicas, pode no Virtual Singer usar "guardar pré-ajuste" para um novo ficheiro de vozes. Não tente usar o "Ron" para cantar Inglês, ou qualquer outra linguagem que não o Latim. Ele não as entende, porque a maioria dos fonemas necessários para a construção de palavras noutras linguas não foram gravados.


Quando a sua voz é reproduzida no Real Singer, poderá verificar que alguns fonemas são demasiado fortes, ou demasiado suaves, relativamente aos outros. Se um fonema não for consistente com os outros, verifica-se o mesmo problema sempre que esse fonema for usado. Para corrigir este problema, abra a paleta do Virtual Singer, faça duplo-clique no cantor, e escolha "editar voz," e depois o separador "avançadas". Escolha "editar fonemas." Procure o fonemas com problemas na lista da esquerda, e selecione-o. À direita encontra uma série de controladores deslizantes verticais. Os dois mais à direita controlam o volume inicial e máximo do fonema. Mova-os para cima ou para baixo, conforme necessário. Repita a música. Quando estiver satisfeito com o volume relativo dos fonemas, guarde o pré-ajuste. Existem outros ajustamentos disponíveis para os fonemas.

Parabéns por ter criado a sua primeira voz Real Singer! A parte restante desta documentação do Real Singer descreve formas de aperfeiçoar a gravação da sua voz, a precisão dos fragmentos da voz, e formas de usar os ajustes do Real Singer para aperfeiçoar a voz gravada.



(c) Myriad