Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
Introdução
Criação rápida
Cantar o FaSoLa
Gregoriano
Jazz Scat
Midi & ABC
Regras de escrita
Aspectos técnicos
Configuração
SAMPA
Perguntas Mais Frequentes
Comandos
Real Singer
Introdução
Gravando a voz
Ajustando fonemas
Factores a considerar
Ajustes fonéticos
Aspectos técnicos
Bibliografia e agradecimentos
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

RealSinger


Introdução

O que é o RealSinger ?


O RealSinger é uma extensão do Virtual Singer, que lhe permite usar vozes mais realistícas para cantar.
O método para gerar vozes sintetizadas é diferente do processo usado pelo Virtual Singer.

Os algorítmos normais de geração de vozes no Virtual Singer, como descrito no capítulo Aspectos técnicos da voz, usam vozes totalmente artificiais, produzidas através do método síntese de formantes.

Os algorítmos do RealSinger são baseados na gravação de partes reais da voz humana. Estas amostra são então processadas para extrair os parâmetros para cada fonema.
Este processo único permite contornar problemas do método mais usual Conexão de elementos gravados : mantendo só a informação vocal, os ficheiros de dados que descrevem e armazenam uma voz são extremamente pequenos (menos do que 100 Kb para uma voz completa numa linguagem), e a voz pode ser re-sintetizada para qualquer frequência sem que exista distorção perceptível.

Como é que funciona ?

Para ser possível cantar usando uma nova voz, o RealSinger necessita de uma amostra de cada fonema de uma determinada linguagem para ser falado (ou cantado) por um único orador (ou cantor).
Ele processa então todas estas amostras de som e extrai os parâmetros vocais para cada um destes fonemas.
A colecção de parâmetros vocais pode então ser incluída no próprio documento, ou guardados num ficheiro separado para ser re-usado mais tarde noutro composição.

Para gerar vozes de acordo com a letra e a melodia, são usados algorítmos dedicados para o processamento das alterações de frequência e para a simulação da co-articulação (grau de transição suave entre dois fonemas consecutivos).

Como usar as vozes do RealSinger ?

As vozes do RealSinger podem ser seleccionadas ao mesmo nível das vozes do Virtual Singer. Elas são simplesmente marcadas por um ícone RS na lista de vozes.

Basta seleccionar uma destas vozes da lista de vozes para fazer com que uma pauta seja cantada com o RealSinger.

Para mais informação de como fazer com que uma pauta seja cantada com o Virtual Singer ou RealSinger, por favor consulte os capítulos apropriados.

Você pode gravar a sua própria voz para criar um novo ficheiro com uma voz do RealSinger. Os próximos capítulos explicam-lhe como gravar, e como ajustar as configurações para esta nova voz.

O RealSinger permite-lhe obter vozes cantadas mais realistícas, mas o tempo de processamento é mais longo, e as vozes podem ser menos versáteis (melhor numa gama de frequências reduzida).
Portanto é recomendado que use as vozes padrão do Virtual Singer enquanto cria uma composição cantada, e só seleccione e ajuste a voz do RealSinger no fim, assim que a composição estiver completa.



(c) Myriad