Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
Introdução
Criação rápida
Cantar o FaSoLa
Gregoriano
Jazz Scat
Midi & ABC
Regras de escrita
Aspectos técnicos
Configuração
SAMPA
Perguntas Mais Frequentes
Comandos
Real Singer
Introdução
Gravando a voz
Ajustando fonemas
Factores a considerar
Ajustes fonéticos
Aspectos técnicos
Bibliografia e agradecimentos
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

RealSinger


Factores a considerar aquando da

gravação para o Real Singer


Factores de ruído

Ruído ambiental

Se um ruído passageiro interferir com a sua gravação, grave-o novamente. Se tiver companhia, sugira que vão para outro lado, já que os seus pequenos movimentos podem poderão ser ouvidos na gravação. Sim, o seu amigo sentado atrás de si ri-se enquanto está a gravar.

Zumbido C.A.

Dependendo do seu País, o zumbido da corrente alternada (CA) tem uma frequência de 60Hz ou 50Hz, com harmónicas no intervalo vocal, particularmente nos 180Hz (150Hz). À direita pode ver o espectro do zumbido CA numa configuração ruídosa. É extremamente importante reduzir o zumbido CA, já que é difícil remover este ruído sem distorcer a sua voz.

Se usar um computador portátil, a maneira mais simples de reduzir o zumbido CA é usar currente da bateria, e não ter quaisquer periféricos ligados. Se usar periféricos, os cabos devem ser desconectados do computador quando este está desligado.

Quando um pré-amplificador (ou gravador de cassetes) e um computador estão conectados, e quando ambos usam alimentação CA, a quantidade de zumbido depende da maneira como os cabos de alimentação estão ligados. A maior quantidade de zumbido é produzida quando os dois aparelhos estão ligados em diferentes tomadas. Se um dos aparelhos tiver um tomada CA auxiliar, ligue o segundo dispositivo nessa tomada, em vez de usar a tomada da parede. Ou, ligue os dois aparelhos a uma única extensão. Se os cabos de alimentação não forem polarizados (ou seja, se eles podem ser ligados na tomada com os contactos invertidos), tente invertê-los.

Alguns microfones captam uma grande quantidade de zumbido CA quando lhe toca. Se isso acontecer, coloque o micro num suporte isolado, em vez de o segurar. Se não tiver um suporte para o micro, tente segurá-lo numa pequena vara de madeira, mantenha-o na vertical amarrando-o na parte de trás de uma cadeira. Tenha especial atenção a isto. Exactamente porque um microfone pode ser segurado com a mão, não significa que ele deva ser prendido. Se usar um microfone de cabeça, verifique se o zumbido CA é reduzido quando o remove da cabeça.

Tenha a certeza de que o cabo do seu microfone não passa perto de quaisquer cabos de alimentação. Podem existir linhas de alimentação por baixo do chão, portanto tente deslocar o cabo do microfone. O mesmo se aplica ao cabo que liga o computador ao pré-amplificador ou gravador de cassetes, se estiver a usar um. É especialmente importante manter-se afastado de dispositivos activados por motores, incluíndo ventoinhas de tecto.

Sons de máquinas

Se vir um espectro de ruído idêntico ao de cima, mas a frequência fundamental da sua CA não for o primeiro pico, então a fonte de ruído é provávelmente um aparelho activado por motor. Os sons de máquinas estão normalmente presentes. Aprendeu a ignorar o barulho do seu frigorífico, aquecedor, ventilador, ventoinhas do computador, e as batidas dos relógios. Mas se eles estiverem presentes, serão incluídos na gravação da sua voz. Considere a hipótese de desligar as máquinas - mas não se esqueça de as ligar novamente! Se tiver muito ruído distribuído uniformente no espectro, ele pode estar a ser provocado pela corrente de ar através de um sistema de ventilação.

Ruído do sistema

Algum ruído é causado pelas características eléctricas do seu sistema. Se este ruído for reduzido, O Real Singer pode analisá-lo e reduzir o seu efeito. Mas se o ruído do sistema for muito, terá que tentar um outra maneira para efectuar a gravação.

Se a instalação da sua placa de som for deficiente, serão detectados ruídos eléctricos no circuito circundante e incluídos na sua gravação. Isto é especialmente verdade se estiver a usar um microfone ligado directamente a entrada no computador. Se tiver eliminado todas as outras fontes possiveis de ruído e continuar a ter ruído inexplicável, a causa poderá ser esta. Tente gravar a sua voz num gravador de cassetes, ou usando um pré-amplificador, para assim poder ligar a saída de linha do pré-amp à entrada de linha da placa de som do seu computador, em vez de ao conector do microfone. Lembre-se que o equipamento de gravação externo normalmente necessita de outro tipos de microfone que não os usados nos computadores.

Se estiver a usar um gravador de cassetes, é melhor usar cassetes high-bias ou metal e redução de ruído. Não use controle automático de ganho. Não use um microfone "embutido" no gravador.

Factores que afectam a qualidade do com

Equalização

A voz humana contém frequências componentes importantes num extenso intervalo. A frequência fundamental das notas cantadas está abaixo de 500Hz (menos para a voz masculina), com harmónicas importantes em frequências altas. O intervalo à volta de 2-6KHz contém frequências que acrescentam côr e definição à voz, especialmente durante algumas consoantes e transições.

Tenha a certeza de que o seu microfone tem uma resposta suave em frequência ao longo deste espectro. Se o micro é normalmente sensível às frequências baixas, mas tem uma aumento artifical de voltagem para as frequências altas, então a sua voz gravada soará demasiado brilhante. Alguns micros de computador para reconhecimento de voz (conversão de palavras em texto) poderão ter este tipo de resposta artificial nas frequências. Mas desde que o micro responda uniformemente ao longo do intervalo vocal, não é necessário ter uma resposta de frequência nivelada (plana), já que o Real Singer inclui um equalizador.

Saturação e recorte

A saturação e recorte ocorrem quando um sinal de entrada é demasiado largo. Isto pode acontecer no microfone, ou em qualquer fase do processamento do sinal.

Se a sua voz for demasiado forte, o microfone distorcerá o som, mesmo que a saída eléctrica do micro esteja num intervalo aceitável. O microfones de computador normalmente têm um intervalo dinâmico baixo, significando que não há uma grande diferença entre os sons mais suaves que eles conseguem detectar por cima do ruído, e os sons mais fortes que eles conseguem aceitar sem distorção. Quando grava no Real Singer, é importante manter a sua voz com uma sonoridade uniforme. Isto é especialmente verdade se estiver a usar um microfone de computador.

Os microfones profissionais têm um intervalo maior no que respeita ao ruído que conseguem aceitar sem distorção. Mas o intervalo de sinal eléctrico produzido também é grande. Este tipo de microfone é usado com pré-amplificadores (ou gravadores de cassete, actuando como pré-amp). Tenha atenção ao VU ou ou outro medidor de amplitude de sinal. Não faz mal exceder momentâneamente o limite se o som for uma parte importante de uma palavra, longe do fonema que está a tentar validar.

Não use o controle automático de ganho (CAG) para gravar no Real Singer. As distorções introduzidas pelo CAG serão certamente maiores que as distorções removidas. É melhor afastar-se do microfone, ou ajustar manualmente o controle de colume. Os gravadores de cassete portáteis, e outros dispositivos de gravação portáteis, normalmente usam o CAG. Evite usar estes dispositivos, se puder.

Se estiver a transferir um sinal para o seu computador através de um pré-amp ou gravador de cassetes, verifique se está a usar os conectores correctos. Nunca capte o sinal de um conector usado para alimentar altifalantes. A melhor ligação é saída-de-linha para entrada-de-linha.

Se estiver a usar um editor de audio para aplicar filtros digitais a uma forma de onda pré-gravada, tenha a certeza de que o filtro não vai recortar o seu som.

Problemas especiais

Sons dificeis

Algumas consoantes são dificeis de gravar, porque elas são suaves e criam grandes quantidades de vento provocadas pela respiração. Em Inglês, são f, h, s, e th (thin). Terá que colocar a sua boca perto do microfone, mas não permitir que o vento provocado pela respiração lhe toque. Isto permite-lhe sentir o fluxo de ar que vem da sua boca quando gera estes sons, para ter a certeza que o micro está correctamente colocado.

Algumas outras consoantes são dificeis de gravar, porque são repentinas. Em Inglês, elas são b, d, , hard g, k, and p. Estes sons tem um momento de alta intensidade que rápidamente se reduz a um som curto. Se falar ruídosamente, a parte mais intensa ficará saturada ou recortada. Se falar suavemente, a parte apurada não será detectada. Ou, se falar naturalmente estas consoantes com suavidade, o Real Singer poderá decidir que a sua voz é "demasiado forte" tendo por base a parte da palavra gravada que precede a consoante. Resista à tentação de as falar de uma maneira não natural, para "ajudar" o Real Singer a encontrá-las. Se o fizer, o Real Singer encontrará um som não natural!

Se estiver a ter dificuldades na produção satisfatória destas consoantes, ou se geralmente gosta de alterar o que o Real Singer ouve, então, pré-grave a sua voz e use um editor de audio. Pode reduzir a amplitude da parte desnecessária de uma palavra que seja "muito forte," de modo a que a parte suave mais necessária, possa ser aceite. Mas é normalmente desaconselhado editar o volume na parte do som que contém a fonema desejado, porque isso irá interferir com o processamento da remoção-de-ruído.

Usar um editor de audio

Um editor de audio é um programa que abre um ficheiro de audio, altera o seu conteúdo, e exporta o resultado para um novo ficheiro. Um programa deste tipo é por exemplo o Free Audacity (Windows ou Macintosh) disponível em sourceforge.net. Adicionalmente à possibilidade de abrir ou exportar ficheiros WAV, ele pode abrir e exportar ficheiros Vorbis OGG. Estes ficheiros podem ser usados pelo Real Singer em vez de uma voz viva.

Com um editor de audio, poderá: (1) Importar uma gravação longa ou várias palavras, e separá-las em palavras individuais. (2) Ajustar o volume ou equalização. (3) Inspeccionar sons relativamente à presença de ruídos súbitos. (4) Aplicar efeitos especiais (não recomendado para o Real Singer).

Com um editor de audio, poderá ajudar a encontrar fontes de ruído olhando para a amplitude de ruído e espectro. O uso mais precioso é na inspecção de formas de onda gravadas afim de encontrar saturação ou recorte. Por esta razão, é uma boa ideia testar o seu método de gravação, verificar os resultados com um editor de audio, e fazer as modificações necessárias na sua configuração. Então, o Real Singer terá uma boa qualidade de som para usar com a sua voz.

A saturação ocorre quando um aumento de volume produz menos que o aumento de volume proporcional na potência do sinal gravado. A saturação é frequentemente desejável, é naturalmente melhor que o efeito de recorte. Mas no Real Singer, é melhor evitar a saturação, porque a qualidade do som gravado será usada nas passagens suaves e fortes. Se olhar para amostras gravadas da sua voz com um editor de audio, e verificar que a amplitude da gravação é quase sempre a mesma durante as partes suaves e fortes do seu discurso, então poderá haver saturação. (Ou, poderá ser um mestre por conseguir manter a sua voz sempre ao mesmo nível!) Tente gravar com um volume baixo, ou mova o microfone ligeiramente distante da sua boca. Tenha a certeza de que o controle automático de ganho não é usado. Evite a saturação em, ou próximo de, qualquer parte da palavra que será usada para o fonema.

À direita encontra algumas imagens (tamanho reduzido) de um editor de audio. A imagem no topo mostra uma forma de onda que foi correctamente gravada. Ainda que o Virtual Singer produza uma palavra com uma amplitude uniforme, a voz humana varia em amplitude. Estas irregularidades podem ser vistas na forma de onda. A segunda imagem refere-se ao mesmo som, gravado com saturação. Veja como as irregularidades foram suavizadas. Se o espectro for visivel, a forma de onda com saturação mostra-lhe frequências aumentadas que serão mais silenciosas na onda não saturada. A terceira imagem mostra-lhe o recorte, nesse caso causadas por grandes sinais eléctricos na entrada de placa de som. Veja como o conteúdo foi amortecido (o amortecimento pode ser simétrico ou assimétrico). A quarta imagem também mostra o recorte, aínda que a forma de onda gravada tenha uma amplitude mais baixa do que antes. Neste caso, o recorte ocorreu no microfone, porque o som era demasiado forte. O sinal eléctrico foi reduzido pelo controle de volume da placa de som. Todavia, assim que uma onda é recortada, o inverso não poderá ser feito.


À esquerda está uma imagem composta por dois espectros, para a mesma palavra gravada por dois microfones. As àreas que interessam estão marcadas por um asterísco. Um dos microfones (espectro púrpura) mostra uma resposta excessiva na terceira harmónica, que é uma das características da saturação. Também, aquele microfone mostra um excesso de resposta no intervalo de altas frequências - provávelmente devido a melhoramentos artificiais - o que torna o som brilhante e áspero. Este microfone foi planeado para o reconhecimento de voz. O outro microfone era do tipo dinâmico pré-amplificado, normalmente usado para gravação de audio. Ele tinha uma qualidade de som mais satisfatória (espectro verde).



(c) Myriad