Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Introdução
Teoria Musical
Modelos
Positionning
Discontinuous selection
Targets
Tie, slur and beam
Tablaturas
Pautas Multi-vozes
Color notation
Notação Gregoriana
Símbolos de Interrupção
Clave
Armadura
Formúla de compasso
Dinâmica
Andamento
Letras/Karaoke
Objectos livres
Textos especiais
Tipos de letra
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Objectos livres



Nota : Algumas características descritas neste capítulo são dependetes do modo de página e podem ser totalmente manipuladas somente com o Harmony Assistant.

Introdução

Com o Melody Assistant ou o Harmony Assistant, já é possível adicionar diversos tipos de objectos numa pauta : textos, gráficos, diagramas de acordes...
Estes objectos ficam ligados à area da pauta. Inserir um compasso ou mover uma pauta moverá os objectos na página impressa.

Os objectos livres não são associados a uma pauta mas sim com a própria partitura. Alterando o que quer que seja numa partitura, não afectará a sua localização.

Aqui estão alguns exemplos em que os objectos livres podem ser usados :

  • Exibir títulos adicionais na primeira página
  • Adicionar uma página de comentários acerca da partitura, com gráficos e texto
  • Adicionar um logotipo na margem de qualquer página da partitura
  • Exibir letras completas no fim da página
  • Criar documentos que englobam várias partituras, de modo a anotá-las e imprimi-las.
  • etc

Interface

Porque os objectos livres podem ser inseridos em qualquer lugar e em qualquer página, O modo de página (somente dísponivel no Harmony Assistant) é maneira mais rápida e simples de os manusear : na verdade você vê estes objectos na partitura e pode alterar o seu tamanho, movê-los ou editá-los com o rato.

Na paleta"Ferramentas diversas", uma nova ferramenta foi adicionada (só no Harmony). Seleccione esta ferramenta e clique na partitura no local onde pretende que o objecto seja inserido : um objecto é adicionado e a janela de edição correspondente abre-se. Você deve estar no modo de página para executar este tipo de operação. Se não, a edição comuta automaticamente para este modo.

A opção "Objectos Livres" no menu "Editar" disponibiliza diversas opções :

  • "Editar" abre a janela de edição dos objectos livres. É a única maneira controlar estes objectos no Melody Assistant. Por favor note que no Melody Assistant, estes objectos só serão exibidos na pré-visualização da impressão ou na página imprimida.
  • "Trancar" desabilita qualquer movimento ou redimensionamento dos objectos livres durante a edição da partitura.
  • "Esconder/Mostrar" esconde ou mostra os objectos livres nas diferentes camadas. Tenha em atenção que isto também afecta a impressão.

Como editar um objecto livre ?

No modo página, faça duplo-clique no objecto, ou seleccione "Editar objectos livres" no menu Editar. A lista completa dos objectos livres é exibida.
Você pode apagar, adicionar ou duplicar um objecto a partir daqui, assim como editar as suas características.

Um objecto livre pode ser definido por :

  • O seu tipo : texto, gráficos, moldura, etc.

  • Um objecto de texto pode incluir caracteres especiais de comando que serão substituídos quando exibidos. Estes comandos são os mesmos que os usados na edição do cabeçalho e pé de página.
      • $F : nome do ficheiro
      • $T : titulo do documento
      • $D : data actual
      • $H : hora actual
      • $P : número de página
      • $N : número de páginas
      • $$ : caractere $
    Você pode seleccionar o estilo, fonte e côr para este texto.

    Um objecto imagem é importado de um ficheiro no formato BMP ou PICT. A imagem pode ser a cores. Os dados da imagem são guardados juntamente com o documento, portanto tenha cuidado com o tamanho da imagem pois ela pode aumentar drásticamente o tamanho do ficheiro documento.

    Um objecto moldura ou circulo é é exibido usando a cores seleccionadas e a espessura da linha.

    Um objecto partitura é uma página embutida com origem num ficheiro musical externo. A página é desenhada com uma precisão de 200 dpi.

    Você pode alterar o tipo de um objecto existente. Nem a posição, nem o tamanho são afectados.
     

  • O seu número de página. O número de página pode ser relativo ao inicio ou fim do documento. Se você seleccionar um número de página que excede o número de páginas disponíveis no documento, as páginas necessárias serão adicionadas. Isto é bastante útil para adicionar uma página de comentários no fim do documento.

  • Um objecto também pode ser exibido em todas as páginas. Por exemplo, um logotipo adicionado no cabeçalho da primeira página será repetido automaticamente em todas as outras páginas.
    Um objecto pode ser exibido somente em páginas pares ou ímpares, por exemplo para definir cabeçalhos ou pé de página não-padronizados.

  • A sua localização na página. A localização na página é dada em 1/10s de milimetro (1/254 da polegada). A origem definida apriori é o canto superior esquerdo da página. "Página" significa a área útil no papel, a área da página é sempre inferior ao tamanho do papel (por causa das margens de impressão). Se as características da impressora se alterarem, os objectos livres ficarão sempre correctamente posicionados. É também possível definir outra origem : margem inferior ou direita da página, etc...

  • O tamanho do objecto na página. O objecto é dado em 1/10s de milimetro (1/254 da polegada). É a área de exibição da imagem, área da formatação do texto...

  • A camada. Os objectos livres são dividos em dois grupos. Aqueles que são exibidos na frente das pautas (fundo dianteiro) e aqueles exibidos por trás (fundo)

  • Numa mesma camada, os objectos são ordenados. Para alterar a ordem de exibição de um objecto, mova-o na lista com a tecla Ctrl premida (ou usando o botão direito do rato)
  • Cor. É a cor de exibição do objecto. Para imagens a preto e branco, esta cor será imprimida em vez do preto.
  •  
  • Espessura da linha. Para objecto como a moldura, circulo, etc. (em 1/10s de milimetro ou 1/254 da polegada)

  • Número de página a exibir. Para objectos tipo partitura embutidos.

Embutir ficheiros externos

Ficheiros externos no formato BMP, PICT ou aínda no formato MUS podem ser exibidos dentro do documento.

Importante : Os ficheiros externos são completamente copiados para o documento. Portanto, mesmo que o ficheiro externo seja movido ou eliminado, o seu documento não será afectado.


No entanto, se o ficheiro externo se mantiver no mesmo local do disco duro e fôr modificado, um ícone na lista (ícone com um pequeno relógio) diz-lhe que pode fazer uma actualização clicando em "Actualizar".

Se o ficheiro externo não puder ser encontrado na sua localização original, ele é procurado no mesmo nível do documento onde está embutido.

Se o ficheiro externo não puder ser encontrado no disco, um ícone com um ficheiro quebrado é exibido. Isto não afecta o conteúdo do documento, mas diz-lhe que este objecto não pode ser actualizado.

No modo "exibir controles manuseamento" (menu Partitura), este ícone também é exibido no canto superior-esquerdo da área do objecto.

Controlar objectos livres no modo Página

Usando o rato, você pode :

  • Fazer duplo-clique na área do objecto para o editar
  • Clicar e arrastar para o mover
  • Clicar e arrastar o seu canto inferior direito para o redimensionar.
Através da opção do menu "Editar>Objectos livres>Editar", você pode editar globalmente todos estes objectos.

Sugestões...

Nalguns casos, os objectos podem estar vazios. Por exemplo, um objecto de texto sem qualquer texto. Torna-se dificil vê-lo ná página e como tal editá-lo. Peça então a exibição dos controles de manuseamento (menu Editar). A área do objecto será exibida no écran.

Quando um objecto de imagem não tem quaisquer dados, ele é exibido como uma moldura preta cruzada.

Se você criar uma colecção de pequenas músicas, você pode fazer com que elas sejam imprimidas e anotadas num único documento. Crie um novo documento (modelo "Muito simples") depois seleccione "Pautas>Eliminar pautas vazias" de modo a obter um documento totalmente vazio, de seguida embuta as suas músicas como objectos livres do tipo "partitura".

Se você quiser manter sempre a possibilidade de actualizar os ficheiros embutidos num documento, mesmo que o documento seja movido no disco duro, mova também os ficheiros embutidos para a mesma localização do seu documento :  quando os ficheiros embutidos não são encontrados na localização original do disco duro, eles são procurados no mesmo nível do documento em que estão embutidos.
Senão, os ficheiros embutidos continuarão a ser exibidos e imprimidos, mas nunca mais será possível actualizá-los.



(c) Myriad