Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Introdução
Instalar
Considerações Gerais
Anotar notas e pausas
Outros símbolos musicais
Organização do écran
Exportar/importar
Escutar
Tablaturas e diagramas
Impressão
Quantificação
Tabela de acordes
Como ..?
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Quantificação


Questão : O que é a "quantificação" ?
Quando um música toca uma peça num teclado, o batimento e a duração das notas não é perfeito, porque o músico é humano e portanto imperfeito.

A opção Quantificar no menu Editar aplica um processamento inteligente às notas seleccionadas. O momento e a duração das notas será modificado, dando um resultado visivel que corrige as pequenas imperfeições do executante.
 
Questão : Como é que funciona?
Para analizar a sequências das notas, o programa divide-as em zonas temporais de tamanho ajustável: Isto é chamado profundidade de corte. Todas as notas pertencentes à mesma zona temporal são processadas em conjunto.

Todos estes parâmetros podem ser seleccionados na caixa de configuração da quantificação :

A potência de quantização pode ser mais ou menos forte. Uma potência mínima corrigirá apenas pequenos erros (abaixo de uma fusa ou semi-fusa), enquanto uma potência forte corrigirá grandes erros, até à duração de uma semínima.

O utilizador pode escolher se quer detecção automática de tercetos durante o processo de quantização (marcando a opção Permitir Tercetos)

Também pode seleccionar se as notas curtas devem ser consideradas como Apogiaturas (Permitir Apogiaturas) e ajustar a duração, em milisegundos, abaixo da qual uma nota é considerada como apogiatura (duração máxima da apogiatura)

Por último, a quantização pode mostrar numa partitura uma nota com uma duração mais longa (ou mais curta) do que aquela com que efectivamente é tocada. A nota será tocada em "staccato" ou "tenuto". O utilizador pode decidir se quer que estes símbolos apareçam na partitura (Processar adornos staccato e Processar adornos tenuto).

Questão : Quando é que é usado ?
A quantificação é usada:

• Quando selecciona 'Quantificar' no menu Editar.
• Quando insere notas a partir de um dispositivo
• Quando carrega um ficheiro MIDI ou CMF (dependente da opção na Configuração Geral)

Nota : No último caso, pode determinar uma quatificação minima a ser aplicada automaticamente ao documento carregado, nenhuma, ou configurá-la manualmente. Isto é feito no separador "Midi" em Configuração>Configuração Geral.


Questão : A quantificação é sempre eficiente ?
Não. A quantificação altera a posição temporal e a duração das notas, portanto uma configuração incorrecta poderá afectar a execução da música.



(c) Myriad 2012