Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Introdução
Teoria Musical
Modelos
Positionning
Discontinuous selection
Targets
Tie, slur and beam
Tablaturas
Pautas Multi-vozes
Color notation
Notação Gregoriana
Símbolos de Interrupção
Clave
Armadura
Formúla de compasso
Dinâmica
Andamento
Letras/Karaoke
Objectos livres
Textos especiais
Tipos de letra
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Dinâmica

Este capítulo introduzirá a noção de Dinâmica e o modo de a usar no Harmony-Melody.

Implementação

O som emitido por um instrumento pode ser mais ou menos forte. Num piano, por exemplo, o som será mais ou menos forte conforme o executante bate as teclas com mais ou menos força.
Na computação musical, esta noção é chamada de velocidade da nota.
No Harmony-Melody, a velocidade da nota pode variar de 0 (nenhum som) até 127 (nota com som mais forte).

Há várias maneiras de alterar a velocidade da nota :

  • Alterar a velocidade de uma única nota : faça duplo-clique na nota e edite numéricamente a sua velocidade.
  • Alterar a velocidade para um grupo de notas seleccionado : seleccione um grupo de notas e escolha "Editar>Acções>Alterar velocidades". Você poderá então alterar a velocidade de todas as notas seleccionadas para um determinado valor, ou subtrair ou adicionar um valor a estas velocidades ...
  • Editar gráficamente as velocidades na pauta : altere a pauta para o modo de edição de velocidade clicando no ícone Editar velocidades situado à esquerda da pauta. Clique na curva vermelha para editar gráficamente as velocidades das notas nesta pauta.
As acções acima alteram permanentemente o valor da velocidade da nota.

Alguns efeitos nas notas também alteram permanentemente o valor da velocidade de uma nota, por exemplo o staccato.

A Dinâmica pode então alterar a velocidade de uma nota tocada. Isto não altera permanentemente o valor da velocidade de uma nota na partitura, mas somente o modo como a nota é tocada.
Estas opções estão agrupadas na paleta "Dinâmica".

Um indicador de dinâmica aplica-se à pauta onde foi inserido, e permanece activo até ao fim da pauta ou até ao próximo indicador de dinâmica se existir.
Pode também ajustar a dinâmica a aplicar a toda a partitura. Neste caso recomendamos que agrupe todas estas dinâmicas globais na primeira pauta da partitura.

Editar

Para aplicar um indicador de Dinâmica, seleccione-o na paleta Dinâmica, e clique na partitura : ele é inserido na partitura.

Fazendo duplo-clique no objecto entra no modo de edição e permite-lhe alterar as suas configurações. Aqui está o aspecto deste objecto no Harmony-Melody :

Existem dois tipos de indicadores de Dinâmica :
  • Indicadores iguais ao da esquerda aumentam ou diminuem a intensidade (velocidade) da nota tocada. São chamados de crescendo e decrescendo. A velocidade é alterada suavemente do inicio do símbolo até ao seu fim. Quando insere um item deste tipo na sua partitura, mantenha o botão do rato pressionado e arraste para extender o alcance do item.
  • Indicadores como o da direita alteram o volume da nota. A velocidade de reprodução permanecerá incrementada ou decrementada até que outro indicador de intensidade seja encontrado. Os símbolos são uma abreviatura do seu nome em italiano :


  • pp Pianissimo Pianissimo
    p Piano Piano
    mp Mezzo Piano Meio piano
    mf Mezzo Forte Meio Forte
    f Forte Forte
    ff Fortissimo Fortíssimo

Nota : Na realidade a velocidade da nota não é alterada pelo indicador de dinâmica, somente a saída de audio (ou exportação digital) é alterada.

Para editar o indicador de Dinâmica, faça duplo-clique no mesmo. Aqui estão as configurações que pode alterar :
  • Força da dinâmica : de 0 a 500%. Esta relação é aplicada à velocidade da nota quando tocada. Valores abaixo de 100% decrementam a velocidade da nota (o volume de reprodução da nota será baixo), valores acima de 100 aumentarão a velocidade da nota (o volume de reprodução da nota será mais elevado). No caso do crescendo ou decrescendo você pode configurar esta relação para um valor inicial e final do volume.

  • Você pode definir se o indicador actuas nas notas, ou se é somente um símbolo gráfico.

  • Você pode definir se o indicador actua só na pauta onde está inserido, ou em todas as pautas da partitura.

  • The displayed text can be changed. Input the text to be displayed in place of the regular dynamics symbol. You can use the following patterns: $p to display the "p" dynamics symbol, or $f, $m, $z. The $x pattern make the default dynamics symbol to be displayed
    For example, "$x the second time" will display "ppp the second time" if the dynamic is a "ppp".

  • Times: a dynamic can be set up in order to activate only at given repeat counters. Remainder: to repeat a part of the score several times, use break symbols and barlines.
    For example, you can define a set of bars that will be repeated three times, the first time "fortissimo", the last one "pianissimo".
    By specifying a velocity of 0 the 'n'th time, you define a Tacet. It enables to mute an instrument at a given repeat count.

  • Cumulative: In regular use, when a dynamic is included in a repeated part, the velocity ratio is set to what is defined in the dynamic.
    If the "cumulative" mode is activated, at each repeat the ratio will be applied over the previous one. It enables for example to define a "Repeat and fade" section.
    Apply a decrescendo from 100% to 80% on a set of repeated bars and activate the cumulative mode

Nota : Você pode aplicar qualquer relação de força de dinâmica em qualquer item de dinâmica. No entanto recomendamos que mantenha alguma coerência dentro de uma partitura.
Por exemplo evite definir um Pianissimo mais forte que um Forte...


(c) Myriad