Página anterior    Melody Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Introdução
Regras
Efeitos/Expressão
Ajustamento Microtonal
Afinação alternada
Processadores de efeitos
Curvas de parâmetros
Instrumentos Personalizados
Pistas de Audio Digital
Jukebox
Karaoke
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Afinação alternada

Princípio


No capítulo precedente (ajustamento microtonal) verificamos ser possível alterar a altura de uma dada nota para a fazer corresponder a outra frequência diferente da gama dos 12 semitons igualmente temperados (12ET).
Por favor leia este capítulo para conhecer como os valores do ajustamento microtonal podem ser calculados de modo a corresponderem às frequências pretendidas.
Combinando esta característica com as regras, torna-se possível construir uma pauta que toca automaticamente numa outra gama de frequências diferentes da 12ET.

Usando um modelo pré-definido na afinação alternada

Alguns modelos de documento na afinação alternada são fornecidos pelo programa.
Quando inicia um novo documento através de Ficheiro>Novo, abra a pasta de modelos Afinação alternada e escolha um modelo.
As notas inseridas numa partitura serão tocadas no sistema de afinação alternada que escolher.

Usar um conjunto de regras pré-definidas para afinação alternada

Se desejar aplicar um sistema de afinação alternada a uma pauta já escrita, você pode carregar o conjunto de regras que define esta afinação. Para o fazer, seleccione "Editar regras" a partir do menu pautas e depois a pauta onde pretende aplicar a afinação alternada.
Nota : Se você desejar que várias pautas do mesmo documento sejam afectadas pela afinação alternada, terá de repetir este procedimento para cada uma destas pautas.
Depois, clique "Carregar conjunto" e abra a pasta "Afinações alternadas" localizada na pasta do Melody/Harmony no seu disco.
Seleccione o ficheiro do conjunto de regras (.lex) que quer aplicar e faça OK.

A partir de agora, todas as notas desta pauta serão tocadas de acordo com a nova escala.

Nota : Alguns ficheiros de demonstração estão disponíveis em "Demos" subpasta da pasta "Afinações alternadas".
Você pode abri-los usando Ficheiro>Abrir.

Construir um conjunto de regras customizado para afinação alternada

Imagine que quer que todas as terceiras numa pauta tenham a altura aumentada de 16/100 de um semitom a partir da escala 12ET.
Eis o que você deve fazer :

  • Selecione Pauta>Editar regras
  • Clique "Adicionar"
  • Escreva o nome para esta regra (por exemplo "terceira")
  • Se não quiser que a palavra "Terceira" seja escrita por baixo das notas, selecione também "Mostrar nome : nunca"
  • Selecione "Todas as formas" e "Todas as cores"
  • Deselecione "Todas as alturas"
  • Na área das Alturas, insira um Mi (ou escreva Mi na caixa de edição). Mi é a terceira na tonalidade de Dó maior.
  • Selecione "Para todas oitavas" (significa que todos os Mi serão afectados qualquer que seja a oitava)
  • Selecione "Seguir tonalidade" (para que se aplique a todas as terceiras - excepto Mi - se a tonalidade não for de Dó maior)
  • Selecione "Instrumento definido" (para que esta nota seja tocada usando o mesmo instrumento que as outras notas da pauta)
  • Clique "Especial" e especifique um ajustamento microtonal de 16, exactamente como foi explicado no capítulo ajustamento microtonal
  • Você pode guardar este conjunto de regras clicando "Guardar regras" (de qualquer modo, esta regra será guardada com o seu documento)
Este conjunto de regras simples - somente uma regra - alterará a altura para qualquer terceira nota (Mi na escala de Dó maior).
Se você pretender que outras notas da escala sejam alteradas, você só tem que adicionar outra regra. Se a nota a tratar estiver alterada por um acidente, a opção "Diferenciar enarmónicas" no painel do conjunto de regras permite-lhe indicar ao programa para aplicar uma regra diferente às enarmonicas (várias maneiras de escrever a mesma nota usando símbolos de alteração).
Usando esta característica, você pode criar um conjunto de regras que aplica uma regra diferente ao Dó sustenido e ao Mi bemol por exemplo, e portanto criar uma escala até 21 notas diferentes.

Tocar uma pauta com afinação alternada

As mesmas restrições que vimos para o ajustamento microtonal também se aplicam à afinação alternada : na saída Midi, escreva somente pautas a "solo" (sem acordes) e tenha em atenção de que não existem outras pautas a usar o mesmo canal Midi.



(c) Myriad