Página anterior    Harmony Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
Introdução
Criação rápida
Cantar o FaSoLa
Gregoriano
Jazz Scat
Midi & ABC
Regras de escrita
Aspectos técnicos
Configuração
Paleta
Configurações básicas
Efeitos
Timbre
Fonemas
SAMPA
Perguntas Mais Frequentes
Comandos
Real Singer
Bibliografia e agradecimentos
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Virtual Singer

Configuração da Síntese da Voz

Paleta do Virtual Singer


Quando o Virtual Singer é instalado, o menu Janelas do Harmony/Melody permite-lhe aceder à sua paleta.
A paleta do Virtual Singer mostra-lhe o número de intérpretes assim como a linguagem usada por cada um deles.

Na paleta do Virtual Singer, vários objectos simbolizam as acções que você pode executar :

A activação e desactivação do Virtual Singer : a luz colorida no canto superior esquerdo mostra-lhe o estado do Virtual Singer. Um clique na lâmpada comuta este estado. Quando o Virtual Singer é activado, as pautas com letras são cantadas.

Quando carregados, os ficheiros Midi Karaoke ou ficheiros de versões anteriores do Melody/Harmony são automaticamente convertidos.

Quando o Virtual Singer é activado, um palco é exibido, no qual cada personagem representa uma pauta canatada. Já que o Harmony/Melody pode manipular várias pautas cantadas num único documento, poderão existir vários personagens.

A localização dos personagens no palco mostra-lhe :

  • lateralmente, a posição da voz (localizada à direita ou à esquerda no espaço estéreofonico)
  • a profundidade, a potência da voz (volume)
Por baixo de cada personagem, o nome de pauta respectiva e uma bandeira indicando a linguagem é exibida. Num mesmo documento, você pode misturar pautas com diferentes linguagens. Veremos mais à frente que é aínda possível alterar a linguagem numa pauta simples com letras.

Ao Fazer duplo-clique num personagem abre-se a janela configurações básicas . Um clique com o botão direito (Shift+click no Macintosh) no personagem abre-lhe um menu pop-up que lhe permite :

  • Activar / desactivar o cantor
  • Editar o ícone do cantor
  • Seleccionar o ícone do cantor a partir de uma lista pré-definida.
Um clique na bandeira permite-lhe mudar a linguagem do cantor.

Modo afinação ou computação

Para calcular uma pauta cantada, O Virtual Singer cria uma pista de audio digital invisível, e armazena aí a voz completa. Esta pista de audio digital será então tocada pelo Melody/Harmony Assistant.
Este cálculo é algo complexo e poderá demorar algumas dezenas de segundos.
O indicador do modo de computação permite-lhe seleccionar se quer que este trabalho seja feito na totalidade antes da música começar (valor = 0%) ou se pretende que essa computação seja feita enquanto a música está a tocar (100%).
Esta configuração depende essencialmente do seu computador. Você deve seleccionar este valor de modo a obter o melhor desempenho.

Se o número de pautas cantadas for muito grande ou o seu computador não for suficientemente rápido, a voz não será processada com a rapidez suficiente para ser cantada. Você ouvirá cortes na parte cantada. Decremente então o valor do modo de computação.

Dica : Quando você não estiver a usar um documento, feche-o. Mesmo em background, e não estando a ser tocado um documento musical usa uma quantidade grande de memória temporária : isto poderá abrandar a computação da voz.

Quando uma pauta FaSoLa está incluída no documento, um pequeno ícone com o símbolo sustenido aparece na paleta do Virtual Singer. Você pode clicar neste símbolo para comutar a interpretação acidental.



(c) Myriad 2012