Página anterior    Harmony Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Introdução
Teoria Musical
Modelos
Modo Página
Modo Espaçamento
Positionning
Discontinuous selection
Views
Targets
Tie, slur and beam
Tablaturas
Pautas Multi-vozes
Color notation
Notação Gregoriana
Símbolos de Interrupção
Clave
Armadura
Formúla de compasso
Dinâmica
Andamento
Letras/Karaoke
Objectos livres
Textos especiais
Tipos de letra
Conjuntos de carateres
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Modo Página



Exibição da Partitura

O Harmony Assistant permite-lhe escolher entre dois modos de exibição da sua partitura musical : modoscroll e modo página.

No modo scroll, as pautas são exibidas uma por cima da outra, e os compassos são exibidos numa área infinita da esquerda para a direita. A margem direita da página (onde a impressão terá que saltar para a linha seguinte) é exibida como uma linha vertical colorida.
Este modo de exibição foi utilizado desde a primeira versão do programa e continua a estar disponível.

No modo página, a partitura é exibida exactamente como será imprimida, da primeira à última página, como se se colocassem folhas de papel lado a lado numa mesa de trabalho virtual.


Nota : Quando o modo página está activo, um <P> é exibido na barra de títulos do documento.
 

Você pode editar a partitura de maneira similar em ambos os modos.
Alternar de um modo para o outro é feito através da opção "Partitura>Modo página"

O modo de exibição e o valor actual de zoom é guardado juntamente com o documento. Portanto, quando abre um ficheiro, você começa a trabalhar com as últimas opções de exibição usadas.
Quando um novo documento é criado a partir de um modelo, por defeito é usado o modo página.
Você pode especificar se quer o modo scroll ou modo página por defeito quando abre um cria um documento. Veja o separador "Carregar" em "Configuração>Configuração Geral".


Nota : Uma vez em modo página, o documento é exibido exactamente como será imprimido, você só pode editar pautas que estejam marcadas com "imprimível", todas as outras não são exibidas na página.
Da mesma maneira, se você definir a impressão dos limites do compasso, somente os compassos imprimiveis poderão ser editados no modo página.

Tamanho da página

Por defeito, a área de uma página no modo página é a área de impressão (dependente da impressora seleccionada). No entanto, em alguns casos, poderá ser interessante trabalhar com uma área de página diferente.
Em particular, se você desejar publicar as suas partituras na Web usando o Myriad Music Plug-in.

Por exemplo, se você desejar que os membros de um coro se refiram à mesma partitura impressa, você deverá ser capaz de dizer "quarto compasso da terceira página" e todos entenderem a qual compasso você se refere.
Mas se um membro imprimiu a partitura no formato "paisagem" em vez de "retrato", ou se a área de impressão for menor do que na sua impressora, a configuração da página poderá ser diferente.

A opção do menu "Partitura>configurar tamanho papel" permite-lhe seleccionar uma determinada área para a página, e não usar os ajustes pré-definidos da impressora (seleccionando o modo "usar em vez de")
A partir daqui, quando alguem imprime a sua partitura noutra impressora, você pode especificar um ajustamento da escala de modo a que toda a área da página seja usada (Ajustar ao tamanho do papel)
Se a área de impressão for muito diferente do original (por exemplo ao imprimir no modo retrato em vez de paisagem), podem ocorrer grandes distorções.
Para as evitar, seleccione "Observar proporção".

Você pode especificar a maneira como as páginas são exibidas na mesa de trabalho virtual :

• As páginas podem ser colocadas lado a lado em grupos de duas ou como num livro. Este tipo de exibição mostra o modo como as páginas serão lidas pelo executante quando tocar a partitura.
• Pode ser mantido um espaço para uma folha em branco. Então a primeira página da partitura será exibida à parte.

Precisão do écran

Por defeito, é suposto o número de pontos do écran ser de 72 DPI (pontos por polegada), o que é igual a 28 pontos por centimetro.
No modo página, com uma escala de exibição de 100%, você deverá ser capaz de ver a página no écran com o tamanho real. (coloque uma folha de papel no seu écran para ter a certeza).

Muito frequentemente, o número de pontos no écran é superior a 72 DPI, então a área de exibição para a folha é menor do que o tamanho real da folha.
Você pode ajustar esta configuração no programa para obter o tamanho certo no écran usando "Partitura>Configurar tamanho papel", e depois clicando no botão "Configuração do écran".
Coloque uma régua graduada no écran e mova o indicador até que o tamanho exibido seja perfeitamente compatível com a régua.
A partir de agora, o modo de página exibido será uma representação exacta daquilo que será imprimido.
Esta configuração aplica-se a todos os documentos.

Manuseador de Control do exibição

Quando o manuseador de control de exibição está ligado ("Partitura>Manuseador control exibição") uma série de manuseadores de control mostram-lhe os seguintes valores no écran : altura das pautas, localização dos elementos na área da pauta, largura dos compassos, margens dos compassos, localização do cabeçalho e do pé de página, etc. Estes manuseadores não são imprimidos.

Você pode clicar e arrastar estes controladores para alterar o seu valor. Quando move um destes controladores, a exibição da página é recalculada em tempo-real.

Portanto não fique surpreendido se, por exemplo, uma pauta se mover para cima quando alterar a sua altura : isso deve-se aos valores escolhidos para a configuração da página.

Atalhos

No modo página, no canto inferior esquerdo da janela do seu documento, um conjunto de ícones permite-lhe ter acesso aos comandos mais comuns de configuração da página. O número da primeira página afixada é igualmente exibido. Clique neste número para o alterar e assim visualizar outra página.

Paleta

Existe uma paleta específica para o modo página (veja o menu "Janelas") que mostra o seu documento de um modo esquemático. A área de exibição é mostrada e você poderá alterá-la.



(c) Myriad