Página anterior    Harmony Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Introdução
Instalar
Considerações Gerais
Anotar notas e pausas
Outros símbolos musicais
Organização do écran
Exportar/importar
Escutar
Tablaturas e diagramas
Impressão
Quantificação
Tabela de acordes
Acompanhamentos
Como ..?
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Impressão


Questão : As hastes das notas e as linhas da pauta são imprimidas correctamente mas a cabeça das notas são imprimidas como quadrados grandes. O que é que está a acontecer?
Várias soluções :

1- Se você está a usar o Windows, e o ficheiro Wacam.ini foi eliminado ou ficou corrompido na pasta do sistema (C:\Windows).
Elimine este ficheiro se já existir, e reinstale o programa.

2- O driver da sua impressora não está actualizado. Assegure-se de que tem o driver mais actual visitando o site do fabricante..

3- A configuração da impressora não está correcta. Ela deve ser configurada para usar prioritáriamente tipos de letra TrueType.
Seleccione "Ficheiro>Configurar Página" e verifique todos os campos de configuração da impressora.

No Windows, clique no men "Iniciar", e depois Configurações>Impressoras.
Clique com o botão direito na impressora e seleccione "Propriedades". Clique no separador "Tipos de Letra" e seleccione "Usar sempre tipos de letra TrueType" ou "Imprimir TrueType como gráficos". Clique OK, e de seguida faça uma nova configuração da página no programa antes de imprimir novamente.
 

Questão : Quando imprimo, é apresentada uma mensagem de alerta, dizendo que o tipo de letra Myriad Music Font não está presente, e as notas são impressas no papel como símbolos estranhos. O que está a acontecer?
O tipo de letra Myriad Music Font (Mac) ou SToccata (PC) não está instalado no seu sistema. Verifique-o.

Se não estiver presente, você deve instalá-lo manualmente.
- No Macintosh :

Abra a pasta onde instalaou o programa.
Abra a subpasta "System"
Arraste o ficheiro "SToccata.ttf" desta pasta para a subpasta "Fonts" da sua pasta de sistema.
Você também o pode descarregar da internet no seguinte endereço:
http://www.myriad-online.com/fonts/Myriad%20Music%20%Fonts.hqx
- No Windows Se você tiver o CD-ROM da Myriad, abra a pasta "Font"
Senão, descarregue o ficheiro "SToccata.ttf" da internet no seguinte endereço:
http://www.myriad-online.com/fonts/stoccata.ttf

Arraste este ficheiro para a pasta "Windows\Fonts".
Depois, abra o ficheiro "wacam.ini" localizado na directoria "Windows" com um editor de texto (BLoco de Notas por exemplo) e adicione a seguinte linha na secção [Fontes] :

         Stoccata=F5FE

Questão : Na página impressa, So vejo 3 compassos por pauta e 4 pautas por página. Como posso aumentar isso?
Reduza a largura dos compassos com a ferramenta correspondente da paleta Editar, e diminua a altura das pautas arrastando a linha vermelha horizontal a qual delimita a parte inferior da área de cada pauta.

Questão : Quando imprimo, parênteses e chavetas usados para unir pautas estão presentes na pré-visualização, mas não são impressas no papel. O que é que eu posso fazer ?
Parênteses e chavetas estão impressas fora da área do papel. Na pré-visualização, desloque a margem esquerda alguns centímetros para a direita.
 
Questão : Eu tenho um realejo, e eu quero fazer cartões perfurados. Posso fazê-lo?
Várias ferramentas estão dísponiveis no Harmony para os tocadores de realejo (não disponível no Melody Assistant) :

1) Você pode usar uma das opções de impressão para imprimir cartões perfurados ou rolos (inteiramente definido pelo utilizador).
2) Nas opções do menu da pauta (triângulo preto na margem esquerda  ) você pode aplicar um filtro para realejo que suprime todas as notas que não podem ser tocadas no realejo. Você poderá então ouvir e ver como a sua composição será tocada no realejo.
 
Questão : Eu uso um Macintosh com MacOS 8 ou 9. A impressora funciona perfeitamente com outros programas, mas não funciona com o. O que é que eu posso fazer ?
Provávelmente o OMS está instalado mas configurado incorrectamente. Você proválvemente definiu que o OMS pode usar a porta da impressora. Quando o Melody/Harmony é executado, ele activa o OMS, o que irá bloquear a porta da impressora. Para corrigir isto, desactive a porta da impressora na configuração do OMS (veja o manual do OMS para mais detalhes)

Questão : Eu uso o Windows. Quando executo o Melody/Harmony, uma janela diz-me que houve um "crash" num módulo cujo nome termina com .DLL ou .DRV (tipicamente : EPSxxx.DRV)
O driver da sua impressora é provávelmente a causa. Vá ao site do fabricante, e descarregue e instale o driver mais actual.



(c) Myriad