Página anterior    Harmony Assistant    Página seguinte 
 

Introdução
Produtos
What's new ?
Manipulação
Notação
Escutar
Dispositivos/scripting
Virtual Singer
FAQ
Introdução
Instalar
Considerações Gerais
Anotar notas e pausas
Outros símbolos musicais
Organização do écran
Exportar/importar
Escutar
Tablaturas e diagramas
Impressão
Quantificação
Tabela de acordes
Acompanhamentos
Como ..?
Licença de utilização
Ajuda Técnica
Apêndice
Impressão do Manual


Novo capitulo : Em Inglês :

 

Escutar


Questão : Qual é a diferença entre "Saída digital" e "Saída Midi"?
Na saída digital, as notas músicais são transformadas em sons pelo programa assim que são tocadas. É possível usar outros sons diferentes do conjunto de sons pré-definidos, ou aplicar-lhes um processador de efeitos digital.
Na saída Midi, a placa de som Midi ou o sintetizador Midi externo faz este trabalho. A resultado da saída é então dependente da qualidade do Hardware MIDI conectado (placa, sintetizador externo...).
 
Questão : Por vezes o som é emitido com cortes. Porquê?
Existem várias explicações possíveis :
  • Se o seu computador ficar demasiado lento, portanto é difícil executar acções com o rato, isso significa que calcular a saída digital poderá superar a capacidade de processamento do seu computador.

  • A saída digital consome um tempo de processamento significativo. Se o seu computador não for suficientemente rápido e você tenta reproduzir a sua música com elevada qualidade e muitas vozes, o seu sistema poderá ficar parado.

    Você poderá então :

    • Seleccionar a opção do menu 'Configuração>Configuração da saída digital' e reduzir a qualidade de saída e/ou o número de vozes.
    • Na mesma janela, desmarque a opção "Activar o processador de efeitos".
    • Clique no ícone de efeitos de som digital na paleta "Tocar" e remova os efeitos após-processamento como Reverberação, Surround, etc.
  • Se os cortes não acontecem regularmente, e você consegue ouvir o seu disco rigído ou outro dispositivo a trabalhar, isso significa que o sistema para a saída digital de vez em quando.

  • Você pode então :
    • Assegurar-se que nenhum outro programa está a correr em background (anti-virus, etc.)
    • Seleccione a opção do menu "Configuração>Configuração da saída digital" e ajuste o buffer para um valor mais alto (botão Padrão ou Compatível) para minimizar os efeitos destas paragens da saída digital.
       
  • Se os cortes são regulares e o programa contínua a correr sem abrandamentos significativos, isso significa que o seu hardware (placa de som) não é compatível com as opções do buffer ajustadas na configuração da saída digital.

  •  

    Você pode então seleccionar a opção do menu "Configuração>Configuração da saída digital" e ajustar um buffer mais alto com o botão (Padrão ou Compatível). Você também pode ajustar manualmente o tamanho do buffer e o número de vozes, para que assim o seu computador emita a música adequadamente.


Questão : Enquanto a música é tocada, há variações de velocidade. Porquê?
Talvez uma alteração no tempo tenha sido definida na sua composição e esteja invísivel. Verifique-o.
Isto também pode acontecer se o seu sistema estiver sobrecarregado. Feche outros programas, comute a opção 'Rolar a música' para desligar e não mova o rato enquanto a música está a tocar.
 
Questão : Quando vários instrumentos tocam ao mesmo tempo, ouvem-se estalidos no som. Porquê?
O volume do som dos seus instrumentos, ou o volume geral, está provalvemente muito elevado. Diminua-o. Você també pode usar o controle automático de ganho (CAG) para evitar esta saturação, mas isso pode abafar o som se o volume geral estiver demasiado alto.

Questão : Estou a escrever uma música, e só quero ouvir o final. Como é que eu o posso fazer?
Você tem duas soluções :

1- Comute para o modo "tocar só a selecção" (Paleta flutuante Tocar música) e ajuste o intervalo seleccionado para o ponto onde você quer que a música se inicie. Enquanto a sua música está a tocar, você pode alterar a localização do intervalo seleccionado para experimentar outras partes da sua música.

2- Ajuste o marcador de inicio da música na régua (área cinzenta que mostra o número dos compassos).
Para fazer isso, pressione a tecla Command (Macintosh) ou Ctrl (PC) e clique no número do compasso onde você quer que a música se inície. Abre-se um menu, seleccione a opção pretendida.

Questão : Porque é que alguns intrumentos de percussão (por exemplo Gong, Pandiero...) não produzem qualquer som?
Os intrumentos da lista estão dentro do padrão GM/GS. No entanto, alguns sons não estão disponíveis, e são aqui apresentados apenas por questões de compatibilidade com os ficheiros Midi os quais, os podem usar.
Mas isto não é específico do programa. Um grande número de sintetizadores não conseguem produzir estes sons...
 
Questão : O som de um instrumento é mais alto do que os outros. Como é que eu o posso ajustar?
Edite o instrumento e reduza os seu volume. Você também pode fazer isso na janela "Misturador".



(c) Myriad